A Cooperativa

A COOPERATIVA AGRICOLA DA ZONA DO JAHU ( COOPERATIVA DE CAFÉ ) foi fundada no dia 08 de junho de 1957,. Foi uma das pioneiras no Estado de São Paulo e a primeira a ser registrada no Instituto Brasileiro do Café (IBC).

A Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu tem estrutura para oferecer beneficio, armazenamento, padronização, comercialização de café para seus 424 cooperados. Contando com galpão de armazenagem, implementos agrícolas coletivos, misturador de ração a Cooperativa contribui efetivamente nas atividades de seus cooperados.

A Cooperativa possui um departamento técnico contanto com 02 agrônomos de campo, e 01 técnico agrícola orientando e auxiliando os cooperados em suas decisões a respeito do trato cultural, bem como o melhor manejo das culturas em suas propriedades

Possui departamento comercial para auxiliar os cooperados nos processos de comercialização dos produtos, assim como no planejamento e estimativa de mercado.

A loja oferece insumos e equipamentos com condições especiais de crédito, facilitando o poder de aquisição dos cooperados, assim como as condições de trabalho no campo e
qualidade final do produto.

Realiza anualmente o Concurso de Qualidade do café Arábica, que neste ano de 2017 terá sua 15ª edição. Seus vencedores se classificam para a etapa final competindo em todo o estado de São Paulo. O evento contribui aos produtores, pois com boas classificações, a
exemplo de 2014, quando um associado obteve a segunda colocação na categoria de despolpado, alcançando uma comercialização de R$ 2.000 por saca, na bolsa de Santos.

Ao longo da história, a COOPERATIVA DE CAFÉ vem diversificando e inovando suas atividades em benefícios de seus cooperados. Mesmo atuando com cafeicultura e defensivos agrícolas, insumos e ferramentas através de sua loja, tem buscado se especializar na cadeia produtiva de cereais, especialmente milho e soja, com atuação em especial:

  • – Fornecimento de todos os insumos agrícolas necessários para a produção de produtos agrícolas;
    construção de silos para e armazenamento de cereais
  • – Assistência técnica, cursos de capacitação e qualificação aos cooperados e colaboradores;
  • – Estruturação logística própria tanto para o fornecimento de insumos, como distribuição de cereais e ração;
  • – Comercialização de café (cereais em futuro)no mercado commodities, inclusive mercado futuro;
  • – Realização do 1º e 2º e 3º Encontro DNA: Desenvolvendo Nosso Agronegócio. O encontro 2017 sera realizado na fazenda experimental da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú “ Helio de Moraes “ nos dias 13 14 e 15 de Setembro de 2017.